carta de intenção para curso livre da Escola de Dança de São Paulo

                Meu nome é Lorenza Vicelli Gioppo e venho expressar meu interesse em participar das aulas da Escola de Dança de São Paulo neste primeiro semestre de 2022.

            Tenho 23 anos e sou curitibana, apesar de morar em São Paulo desde 2016: sou formada em Cinema pela FAAP, motivo pelo qual vim para cá inicialmente, mas rapidamente me apaixonei pela cidade e pelas oportunidades culturais tão vivas aqui. Ao longo da graduação, me voltei para a direção de arte e comecei meus estudos nas áreas de patrimônio, gestão cultural e artes visuais. Essa última tem sido uma área de muita relevância na minha carreira nesse momento, visto que durante a pandemia comecei a desenvolver meu trabalho como artista visual.  Durante esse processo, percebi como a dança está intimamente ligada a minha produção artística e que dançar me faz muita falta: apesar de a dança ter um papel fundamental – eu diria até primordial – na minha vida, estou afastada dela há algum tempo, pelo menos oficialmente.

            Fiz balé clássico desde muito criança até os 15 anos, grande parte desse período na escola Petit Ballet, em Curitiba. Em 2018, cursei pouco mais de um semestre de dança contemporânea na escola Crisantempo, com a Prof. Luciana Bortoletto e mais recentemente, em 2020, participei do curso online do Grupo Corpo, Dançando com o Corpo – Onqotô. Esse percurso foi marcado por desencontros entre pessoas, desejos e objetivos e a minha relação com a dança foi se mesclando com questões que não diziam respeito necessariamente a ela. Contudo, uma coisa sempre ficou muito clara: a falta que a dança me faz e o impacto que ela tem na minha vida.

            Como citado anteriormente, tenho desenvolvido meu trabalho como artista visual e constantemente me vejo me aproximando da dança, seja por trabalhar com arte-confessional como em “Meu corpo traz memórias” (imagem abaixo), seja por flertar com a performance e as potencialidades do corpo ou simplesmente pela necessidade de explorar uma nova conexão e descobrir um novo espaço para a dança na minha vida.

            Justamente por se tratar de um curso voltado para preparação do corpo para dança, acredito que as aulas de Preparação Corporal serão uma oportunidade perfeita para que eu volte a trabalhar minha consciência e habilidade corporais e entendo que isso será determinante para minha carreira como artista visual, performer e, é claro, dançarina, me dando o conhecimento, espaço e apoio necessários para desenvolver minhas habilidades com a dança e com as artes do corpo em geral. Além disso, acredito que o convívio não só com o professor, mas com outros alunos e alunas, pessoas apaixonadas por dança, poderá ampliar não só a forma como enxergo essa prática, mas a forma que enxergo a arte, como enxergo o mundo.

            Ficarei muito extremamente feliz se for aceita e puder retormar essa atividade que me faz tão bem e que me agrega em tantas áreas da vida e principalmente se esse reencontro se der por meio da Escola de Dança de São Paulo, cuja importância artística e cultural não pode ser ignorada.

 

            Obrigada pelo tempo e pela atenção,

            Lorenza Vicelli Gioppo

 

“Meu corpo traz memórias”, 2021

 Intervenção de bordado em uma das minhas antigas sapatilhas de balé com frases confessionais e autobiográficas sobre a minha relação com a dança. Entendo esse trabalho como uma espécie de ritual de cura que me permitiu resolver questões antigas para, enfim, voltar a dançar.



Essa carta foi escrita com muita sinceridade e vulnerabilidade e marca meu retorno à dança. E eu estou muito feliz.

(post sobre o processo da sapatilha aqui, para quem tiver interesse)


Com sinceridade e coragem, 

Lorenza










Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas