coisas que meu ex-namorado não sabe sobre mim

Sempre achei curioso como as pessoas falam de seus ex-namorados no passado, como se aquela pessoa não existisse mais. Durante bastante tempo fiz questão de falar do meu ex-namorado no presente, já que ele continua existindo, mesmo que longe de mim. Até que me dei conta que é no longe de mim que mora o x da questão: como não tenho mais como saber se ele continua fazendo as mesmas coisas ou pensando da mesma forma, a escolha do passado começa a fazer sentido. Conforme avançava no processo de separação, me intrigava a ideia que eu não vou amar seu eu futuro e nem ele o meu, de que ele não sabia como estava sendo a separação pra mim, não sabia nada do que mudou na minha vida, nada do que eu aprendi e que continuo aprendendo. 

A partir daí surgiu a ideia de "coisas que meu ex-namorado não sabe sobre mim": "quero fazer um vídeo meio inspirado em 'Why I never became a dancer', da Tracey Emin e 'Poor Cherries', Jimmy Marble. Uma coisa meio diário em vídeo, quem sabe meio engraçadinha". - 11/08/2020

Nunca foi minha ideia que ele visse o vídeo. Queria conversar comigo mesma, entender o que tinha mudado na minha vida desde o término e quem era eu depois dele. Nesse sentido, "coisas que meu ex-namorado não sabe sobre mim" tem um caráter curativo ou terapêutico muito forte, que me faz lembrar de uma palestra que assisti com a Ryane Leão sobre a escrita curativa. Ryane trabalha a cura através da poesia, ou melhor, a autocura. Ela discute questões bem pessoais e também questões de decolonialidade e a necessidade de ação para reparação histórica: "se você não se vê na literatura, escreva". A autocura faz parte do autoconhecimento, aspecto que considero fundamental para o desenvolvimento de qualquer processo criativo.

Além de "coisas que meu ex-namorado não sabe sobre mim", fizeram e fazem parte do meu processo de cura e de autoconhecimento:

- a escrita;

- a análise;

- a yoga

- os óleos essenciais;

- dormir;

- chorar;

- falar;

- descobrir livros novos;

- dançar, pintar, filmar.


link para a videoarte: https://vimeo.com/518237100 


Comentários

Postagens mais visitadas